sexta-feira, 1 de julho de 2011

O "amor" irá nos separar

Muitas vezes, nos vemos em situações em que os sentimentos são deixados de lado, não? Nessas ocasiões pouco importa o que realmente sentimos, mas sim o que queremos. Queremos exclusividade, não? Queremos ser importantes. Claro, nada de incomum nisso - afinal, estamos todos aqui para amar e ser amados*.

(*Vamos esclarecer um pouco as coisas: amar e ser amado não precisa ser necessariamente por um namorado/marido. Podemos muito bem ser amados pelos nossos pais, pelos nossos amigos... Enfim, as possibilidades são inúmeras.)

Mas o que dizer das vezes em que nosso egoísmo passa a falar mais alto, a ponto de fazer a pequena voz do amor calar? Nós envenenamos o amor dia após dia - e eu não estou de brincadeira. Nós o machucamos, pisamos, menosprezamos... Mas tudo em nome de um bem maior: a fidelidade, a exclusividade. Ou melhor dizendo: a lealdade.

Será que essas coisas podem ser compradas? Será que podem ser impostas? Será que devo impedir meu companheiro de ter amizades com medo de que ele descubra um novo amor? Será que não devo dar a ele um minuto sequer de sossego, para que ele não tenha tempo de olhar pra mais ninguém? Devo deixá-lo exausto a ponto de não querer conversar com mais ninguém?

Vocês sabem que isso acontece - e não pouco. Cada vez mais vejo isso. Vejo cobranças, brigas - e o pior de tudo: soberba! SIM! Além de todos os joguinhos psicológicos, existe a presunção da convicção. Agora me responda sinceramente:

-Que direito tem você de infernizar a vida do próximo?
E mais:
-Que direito tem você de infernizar a vida dos demais?

Insegurança, pra mim, é uma desculpa. Um pretexto babaca pra podermos ser mesquinhos. Quem não sabe viver a vida sem culpar os outros pelo que não pode fazer, não merece se relacionar com mais ninguém. Vai se relacionar pra que? Pra fazer uma chantagem aqui, dar uma chorada ali e aos poucos acabar com a vida social da pessoa que gosta?

Pode parecer besteira, mas quem ama não impede de nada. Quem ama, quer acima de tudo, ver a pessoa que gosta feliz. Se isso significa sair sozinho com os amigos em alguns finais de semana, não tem problema nenhum. Quem ama não faz chantagem, não coloca em saia justa, não proíbe.

Será que estou sendo démodé? Acho que não. Essa, é só minha opinião. O que mais poderia ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário