segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sobre a LEALDADE

Lealdade. Quantos de nós já usamos essa palavra milhares e milhares de vezes? Nós cobramos isso das pessoas com as quais nos relacionamos, mas será que nós mesmos sabemos ser leais?

Acabei de ver o filme Sempre ao Seu Lado (título original Hachiko - A Dog's Story), e cheguei a conclusão de que lealdade e fidelidade são palavras que banalizamos. Nós usamos as palavras do jeito que nos convem usar, mas o significado real delas passa longe de nossos interesses mesquinhos.

Existem pessoas que não gostam de animais, que os maltratam. Mas alguém sabe me dar um exemplo melhor de amor e lealdade do que a adoração de um animal para com o seu dono? Animais não amam por dinheiro, por roupas caras ou por forma física. Tudo o que eles querem é atenção, é um gesto de carinho, um abraço. Tudo que eles precisam é de comida e água. Animais não precisam de carros importados e uma mansão para serem felizes.

Nós jamais veremos um cão ou um gato sendo falsos com alguém. Se eles não gostam, eles latem, rosnam, arranham. Pessoas não. Quando elas não gostam elas sorriem, elas são simpáticas.
Quer um amigo melhor do que um animal? Eles não se preocupam com nada além de sobreviver. Eles não prejudicam ninguém para se sentirem melhores. Eles são o que são. E só.

Lealdade é mais do que um sorriso quando alguém está na pior. A obrigação as vezes nos faz agir da maneira certa, mas não pelos motivos certos. Nós não abraçamos mais um amigo porque queremos dar aquele abraço, mas porque temos que dar.

Aconselho as pessoas que não gostam de animais a olharem esse filme, e terão um outro angulo para analizar. Já pra quem gosta (como eu), é uma ótima pedida para sentar e chorar - tá, eu choro em filmes. E daí? (:
Depois pensem bem se fidelidade vai ter o mesmo significado que antes.

2 comentários:

  1. Esses dias, vindo do trabalho, vi no meu caminho dois filhotes caninos com dias de vida abandonados. Olhei e passei direto.Cheguei em casa me deu um mau estar comigo mesmo, peguei minha moto e com a ajuda de minha irmã juntei um deles, fiquei com pena e juntei o outro.
    Fiquei com a fêmea e doei o macho. Ela está lá bem tratada e sei que nunca vai me roubar, me abandonar ou fazer intrigas a meu respeito.
    Refletindo sobre seu texto, chego a triste conclusão que se fosse uma mulher(ser Humano) abandonada não levaria pra casa e se levasse a desconfiança seria constante.

    ResponderExcluir